sábado, 29 de agosto de 2015

Iluminando a casa 6 com os trânsitos planetários em Virgem e a fase final do inverno

por Hector Othon


Acompanhar com consciência, inteligência e sensibilidade o trânsito do Sol pelo signo de Virgem presenteia com muitas bênçãos, ainda mais se percebemos as sugestões de autoconhecimento do fim do inverno, ainda mais se temos conhecimentos de nosso mapa natal podendo acompanhar que setor de nossa vida (casa) é ativado pelo trânsito do Sol. 

Enquanto o Sol e os planetas transitam por determinada casa do mapa, podemos usar suas energias para a cura, a renovação, enfrentar desafios, iluminar assuntos correspondentes àquele setor da vida...


Aconselho aos colegas que experimentem esta trilha de autoconhecimento através do mapa natal ligada ao trânsito do Sol pelos signos e as sugestões das fases da natureza.

A seguir compartilho como abordar o estudo e aprimoramento nos assuntos da casa 6 em sintonia com o trânsito do Sol e Júpiter pelo signo de Virgem e as sugestões de autoconhecimento do fim de inverno.





Casa 6



A casa 6 tem entre seus assuntos chaves as "rotinas do cotidiano", aquilo que fazemos no nosso cotidiano que tem uma natureza cíclica, planejada, organizada.

O costume é organizar rotinas para cada uma das nossas necessidades básicas. Assim por exemplo criamos rotinas para trabalhar, para nos alimentar, para cuidar de nossos relacionamentos... Fazemos isto de maneira automática,.. na verdade mais do que fazermos, elas acontecem, e nos descobrimos no dia a dia, nos esforçando para cumprirmos nossas rotinas e compromissos.

O propósito deste caminho é tomar posse consciente das rotinas que queremos adotar. Acordando a auto observação a todo o momento e nos ligando ao essencial. 

Ressalto que cada um de nós se comporta de uma forma diferenciada em cada setor da vida. Quando se conhece o próprio mapa natal se sabe que o comportamento potencial de uma pessoa em determinado setor da sua vida tem a ver com o signo zodiacal que estiver na cúspide da casa, com a situação dos regentes da casa, e com os planetas que estiverem na casa.

Este conhecimento é realmente uma bênção que é só revelado com tamanha clareza pelo mapa natal. Por exemplo, eu tenho o signo de Gêmeos na cúspide da casa 6, quer dizer que o que prevalece no jeito que eu vivo minhas rotinas é meu lado geminiano, meu lado mental, meu lado professor, transmissor de informações e conhecimentos...

eu tenho Mercúrio, regente de Gêmeos e da Casa 6 em Virgem na casa 9, a casa do professor, e que é o que eu faço mais todos os dias? Escrever, explicar, ensinar...

Por não ter planetas na casa 6, a força do regente fica potencializada e liga a casa 6 a casa 9 (onde se encontra Mercúrio), esta informação está me permitindo administrar este automatismo natural com mais adequação ao que eu quero de minha vida. E nestes momentos sintonizado no trânsito do Sol, Mercúrio e Júpiter por Virgem estou me curando, expandindo minha consciência no que faço no dia a dia, e dono de mim estou conseguindo administrar melhor meu tempo e energia.


Metodologia para usufruir no seu autoconhecimento a ligação com o trânsito do Sol pelo signo de Virgem e as sugestões do fim do inverno

1 - conhecer o que é o signo de Virgem
2 - saber que o Sol transitando pelo signo de Virgem irradia sua energia e qualidades para todos nós. E que esta energia de Virgem potencializada pelo Sol cada um de nós a recebe especialmente no setor da vida que corresponde a casa onde se encontre o signo de Virgem.
3 - conhecer os assuntos da casa 6 e estar consciente de como se vivem estes assuntos da casa 6
4 - conhecer a casa 6 no mapa natal: signo da cúspide. Regentes da casa. Planetas presentes na casa
5 - ter consciência de como se usam estas riquezas celestiais da casa 6.

A partir destes conhecimentos poderá se viver com consciência as emanações do Sol no signo de Virgem na fase fim de inverno iluminando nosso estudo dos assuntos da casa 6 na luz das sugestões do Calendário Sagrado.

A seguir as informações básicas do roteiro anterior:


Signo de Virgem

Características do Signo de Virgem:
Elemento: Terra 
Modo: Mutável
Polaridade: feminina
Dimensão: segunda do elemento terra
Número: seis
Planeta regente: Mercúrio
Palavra-chave: "Eu analiso"
Disposição: Discriminar, organizar, limpar


Trânsito do Sol pelo signo de Virgem

O transito do Sol pelo signo de Virgem irradia para todos nós as qualidades do signo de Virgem o que nos incentiva a focar a realidade, a perceber o que se está vivendo, fazendo, a conscientizar a situação em que nos encontramos... e a partir desta percepção reorganizar, replanejar... (logo abaixo desenvolvo mais este assunto dentro do astral do que acontece no hemisfério sul)


Hemisférios 

As irradiações do Sol chegam a Terra em diferentes angulações para cada hemisfério o que se expressa claramente na diferença das fases das estações entre os hemisférios.

Vejamos a seguir as diferenças do que acontece no hemisfério norte e no hemisfério sul, e as sugestões do Calendário Sagrado para o fim do inverno.


Hemisfério norte - Virgem, fim de Verão

No hemisfério norte o Sol transita pelo signo de Virgem no fim do Verão, as pessoas estão cansadas das férias, das baladas, do calor, e querem descansar, folgar, para logo iniciar novamente os trabalhos e os estudos. Neste tempo é que também se folga mais com a comida e com o cuidado do corpo. Todo este movimento se reflete nos virginianos nascidos em regiões cercanas ao trópico de caranguejo, marcando-os com um caráter mais relaxado, descuidado, folgado em relação as potencialidades típicas do comportamento virginiano.

O virginiano do norte por outro lado amadurecido com a vida e abençoado pela generosidade da natureza pode virar um ótimo administrador, organizador e distribuidor de produtos, conhecimentos, informações, tecnologias.

No fim do verão as sementes, folhas e frutos amadurecidos podem ser colhidos, selecionados, organizados, distribuídos comercializados ou estocados. Todas estas ações por analogia também caracterizam o signo de Virgem.


Hemisfério sul Virgem, fim de Inverno

No hemisfério sul, o Sol transita pelo signo de Virgem no fim do inverno, antessala da Primavera. 


trabalho do corpo

É resultado de pesquisa que no fim de agosto e início de setembro aumenta a frequência a academias e spas, aumenta o número de pessoas fazendo dietas, se cuidando, porque será? Simples, todo mundo quer ficar em forma e bonito para a primavera e o verão. 

A energia do Sol no fim do inverno no hemisferio sul ativa o lado virginiano em todos focando a necessidade de qualidade e excelencia na vida. O primeiro que sentimos e como se encontra nosso corpo e saude. Logo vira o calor com a primavera e o verao, e todos queremos estar bonitos e em forma. Este movimento natural do ciclo da natureza estimula o cuidado do corpo, e para nossa bencao o Sol em transito pelo signo de Virgem irradia as energias que facilitarao o que se faca a favor da ordem, do belo, do limpo, do saudavel, do adequado.


planta adolescente

No sul, no ciclo de uma planta anual, a semente germina no signo de Leão (veja no texto Leao - Inverno mais detalhes). Em Virgem a semente germinada expande as raízes, cresce, brotam as folhas, vira uma planta adolescente com botões ardorosos, que vão abrir na Primavera. 


Jornada espiritual do transito do Sol pelo signo de Virgem

Na jornada espiritual do transito do Sol pelo signo de Virgem a pessoa é convidada a se auto observar e perceber o que está fazendo da sua vida, em que esta usando o tempo e a energia, como anda sua participação social, como esta seu corpo, sua saúde.  

E tomando consciencia de sua situacao e estado se reorganizar, se planejar e dar continuidade a seus projetos e metas.


O trânsito do Sol pelo signo de Virgem

O transito do Sol pelo signo de Virgem no hemisfério sul é um período auspicioso para o aprimoramento pessoal: ver como está o corpo e a saúde, checar se estamos precisando de exercícios físicos, melhorar a alimentação, fazer dietas... Neste período o clima fica mais leve, se iniciam as primeiras chuvas, apontam as primeiras florações.  

Observe que é durante o transito do Sol pelo signo de Virgem que se faz mais dietas, pode pesquisar. Porque será? Logo ai na Primavera, com o calor vem a praia, a pouca roupa, e todo mundo quer estar em forma para arrasar. A época do ano em que mais se examina e trabalha o corpo é quando o Sol está em Virgem.

Coincide com uma época aqui no Brasil em que a natureza é generosa e oferece uma grande variedade de frutas, folhas, raízes, legumes. 

A saúde e o trato corporal no sul tem um sentido mais preventivo, já no norte é mais recuperativo. Imagina como foi a intensidade da vida na Primavera e no Verão. 

No norte, as pessoas cansadas das tantas atividades na primavera e no verão começam a relaxar e a abandonar o corpo, e o pior se cometem exageros de comilanças, doces. Também se pára de fazer exercícios, o corpo se prepara para o outono. 

Virgem no norte é uma preparação para o retiro, para a interioridade, Virgem no sul é uma preparação para a exterioridade, para entrar em cena, celebrar a primavera.


Purificação

Ao entrar o Sol no signo de Virgem no fim do inverno é tambem momento ideal para purificações, limpezas e aprimoramentos.

Nesta tERRA se erra, mas se aprende e evolui.

É feliz aquele que consegue se perdoar, aceitar seus erros e faltas e se dispor com humildade a se aprimorar.


Exercício - liberando ações e projetos inconclusos

Mapeie as ações e projetos inconclusos. 

Defina com clareza:
  • os que não vai realizar e libere;
  • os que ainda quer fazer, e com responsabilidade de seu tempo defina o que vai fazer;
  • os que não vai fazer agora, mas que ficam para o futuro. 

Defina os projetos que podem ser realizados até o fim da primavera, ou até o fim do Verão, para os sincronizar ao ciclo ascendente do Sol nos signos e nas estações.

Projetos abertos e soltos, ações inconclusas ficam roubando energia e perturbando. Garanta logo nada solto, inconcluso. 


Perguntas a responder:

Seguindo o ciclo do Sol, já se deve saber o que se quer, já se deram os primeiros passos, e se está num momento de dar força e clareza ao que se quer, para melhor poder fazer o necessário para fazer acontecer, em principio até o verão.

Defina 3 coisas que quer realizar até o verão:

  • o que me falta por aprender para fazer o que quero? 
  • o que preciso para realizar o que quero?  
  • como me organizar para realizar o que quero? 
  • como me planejar para realizar o que quero?
  • que estratégias vou usar? 
  • quais as oportunidades e as ameaças em relação ao que quero?
  • como diminuir as ameaças e reforçar as oportunidades?
  • que virtudes e qualidades faltam desenvolver para evitar as ameaças?
  • que virtudes e qualidades potencializar para realizar o que quero?

qual o trato que meu corpo precisa neste momento?

qual a alimentação adequada a meu momento atual?


Disponha-se a aprender
  • corpo - como melhor o cuidar? Como melhor o alimentar? Que exercicios fisicos fazer?
  • personalidade -  onde tem que se aprimorar, que qualidades tem que desenvolver
  • rotinas e cotidiano - o que mudar, adequar, otimizar, reconstruir
  • crenças limitadoras - onde tem que reprogramar
  • nas situações de conflito com outras pessoas, detectar os círculos viciosos do amor imaturo
  • em situações de conflito com grupos, onde se curar
  • quando e onde dizer não
  • quando as pessoas e as coisas não são como se gostaria, onde ser mais flexível, generoso...
  • calendário de atividades - aprenda a viver com organização e planejamento pessoal

Rotinas

Um dos presentes que ganhei no meu estudo atual no curso de astrologia online da casa 6 foi compreender a importância da consciência de como vivo minhas rotinas.

A nossa máquina é programada para adotar rotinas que garantam a satisfação de necessidades básicas, e assim para ganhar dinheiro estabelecemos rotinas de estudo, preparação e trabalho, estabelecemos rotinas de relacionamento, rotinas de alimentação, de cuidados diversos com o corpo...

E todos os dias vamos indo de uma rotina para a outra muitas vezes sem pensar, na maioria das vezes funcionando no automático.

O fim do inverno é um ótimo período para nos auto observar e conscientizarmos nossas rotinas mais nestes momentos em que além do Sol está Júpiter e Mercúrio transitando por Virgem e logo chegam aí também Vênus e Marte.

Na luz desta orientação eu percebi por exemplo a necessidade de estabelecer uma rotina mais consciente para meu trabalho espiritual, xamanico, tipo: 
  • acompanhar com mais atenção o ciclo do Sol no dia: o momento do amanhecer, do meio do dia, do entardecer, da meia noite
  • retomar o conhecimento e observação do transito da lua e dos planetas nos signos no dia a dia...
  • ligar nas fases da lua
  • planejar o tempo diário para meditação, ioga, cantos, danças, caminhadas, vivências, conexões estelares, namoro excelente, encontros com amados e amadas...
Esta sendo bom observar que se não me organizar, planejar tempo para as conexões espirituais sintonizado no movimento do Sol, da Lua, dos planetas e das fases da natureza, me perco em um cotidiano de emergências do dia a dia que comem todo meu tempo e energia.

É prioritário se planejar, se organizar de outro jeito a ordem e os planos externos te pegam e submetem.





Jornada do Inverno no Calendário Sagrado para o hemisfério Sul para o signo de Virgem:


Rituais e atividades para as Jornadas do fim do inverno:
  • Ritual do Silêncio - dar continuidade a meditação em busca de clareza, discernimento, precisão, afinação com o que se quer;
  • Caminhada meditativa na mata. Discrimando e diferenciando as folhas. (Recolecção de folhas) 
  • Ritual das estrelas guias. Ver como estão os projetos iniciados no inicio do inverno. Formular os projetos que vão nascer com a Primavera. 
  • Definir metas guias nos próximos três meses  
  • Tenda do Suor 
  • Tenda da Lua, para mulheres no "Tempo-da-Lua" (A menstruação é um “Momento de Poder” para a mulher) 
  • Rito de confecção de Máscaras 
  • Roda da Transformação: Purificação. Discernimento. Organização. 
  • Descobrindo o alimento que o corpo quer. 
  • Dança do Sistema Solar 
  • Contação de histórias 
  • Danças circulares sagradas 
  • Noite/madrugada (vigília com plantas sagradas) 
  • Canções de poder e preces 
  • Purificações com ervas e aromas 
  • Jornada do Animal guardião (vegetal e mineral) 
  • Rito: Transmutação de crenças e idéias negativas. 
  • Rito de quebras de maldições e encantamentos 
  • Cerimônia da Fumaça. Oportunidade para largar vícios e receber força e inspiração. 
  • Meditação do Búfalo Branco do Inverno - Renovação. Arte de Doar. 
  • Cerimônia do pau-falante. Fala do coração. 
  • Confraternização

Sugestões do Calendário Sagrado pra o fim do inverno
  • observar como está seu corpo. Observar se não é o momento de uma limpeza especial - jejum, lavagem intestinal, massagens... dietas especiais
  • adequar a sua alimentação as suas atividades e momento de vida
  • adequar rotina de exercícios físicos
  • iluminar as diferentes rotinas da vida, as adequando as novas necessidades
  • investir na organização e planificação dos projetos
  • limpeza no se possui. Reorganizar roupas, objetos pessoais. Liberar o que não se usa
  • Redecorar os ambientes cotidianos pensando como se quer viver a primavera e o verão
  • Rever as rotinas com animais domésticos 
Vamos juntos refletir sobre a delicia de organizarmos o trabalho de autoconhecimento e aprimoramento pessoal a partir do trânsito dos planetas no nosso mapa natal e das sugestões das fases da natureza. Coloca tuas ideias em comentários que responderei por aqui.

Te desejo persistência e inspiração para que possas desenvolver a vontade de te autoconhecer e a disposição de te tornar dono de ti e assim conseguir planejar e te organizar para viver sendo consequente com tua verdade de coração.

Que ilumines tua casa 6 com os conhecimentos abençoados de teu mapa natal sintonizado aos trânsitos do Sol, da Lua, dos planetas e as fases da natureza.

te amo
Hector Othon

Nenhum comentário:

Postar um comentário