terça-feira, 22 de setembro de 2015

Libra é amor

por Hector Othon

voltei para o sitio, que maravilha telúrica e celestial, alegria! Minha intenção era ir, arrumar a casa e voltar, mas fiquei até hoje por cinco dias, o encanto da chegada da primavera me sequestrou.


Nada melhor que estar em contato com a natureza para perceber as fases das estações, sibipirunas, ituanas, jacarandás em flor, se misturando com arvores que florescem em agosto, ipês amarelos e brancos (voltaram a florir)... insetos por todos os cantos... passarinhos em coral de milhares, sapos, garças, patos... tudo isso e muito mais no recanto da Represa Billings que tenho a bênção de ser guardião...


Ao mesmo tempo que a força encantadora e vibrante da natureza me embriaga de alegria, uma onda de pessimismo, descrença, baixo astral, preocupação, medo se propaga como epidemia e está contagiando a muitos, ontem dei uma descuidada e quase morro de tristeza.


Atenção!!!


É verdade que se aproximam momentos desafiadores, mas são só uma etapa onde teremos que realizar mudanças, aprimoramentos necessários para funcionarmos socialmente com mais qualidade e excelência...


Todos teremos que mudar muito, todos...


mas para o bem, para virarmos mais sábios, generosos, criativos, inteligentes, sensíveis e vivermos as nossas potencialidades com excelência nesta encarnação!


Irmãos, irmãs somos espíritos esplendorosos agraciados com virtudes, qualidades e ferramentas para que aconteça aqui na Terra aquilo que nosso coração desenha como ideal. Atenção! Te liberta da prisão de teu nome e historia que só vê com o prisma do ego e da personalidade. Te apropria de teu corpo, espírito de luz, e expressa tua plenitude no corpo.


Neste estado de graça primaveril, renascido das tuas cinzas das ilusões, te descobriras pleno, ligado a consciência pura e com certeza serás abençoado com sabedoria (saturno em sagitário), visão ( Júpiter em Virgem), amor (Netuno em Peixes) e a arte dengosa de saber transformar os desafios em aprendizados gozosos. De nada serve se queixar, lamentar, criticar. Os desafios são: juntos, transformar e entender o outro até iluminar. 



O Sol entrou em Libra, aqui no sul junto a Primavera!!!


Libra é amor


Meditando sobre o signo de Libra e a casa 7, acordei para uma verdade que não tinha percebido em todos estes anos de estudos...


O signo de Libra é o canal que nos abre a possibilidade de entrarmos em contato feliz com o outro... Até Virgem todos os signos estão centrados na pessoa, os outros estão presentes, mas enquanto pertencentes ao mundo pessoal, e assim mais que "o outro" são vistos como personagens vivos de nossa subjetividade.


Já em Libra o outro é o outro mesmo, alguém que nasceu em outra família e teve uma vida independente da nossa.


O outro, o desconhecido que nos surpreende de tão igual e ao mesmo tempo tão diferente.


O outro, que nos atrai, nos dá tesão, nos acorda o desejo, a vontade de estar junto,.. o outro que nos inspira amizade,... que nos entusiasma para trabalhar, para realizar coisas juntos...


e assim estabelecemos relações na bênção do canal que Libra nos abre.


Para que tal encontro com o outro aconteça com fluidez fomos abençoados com a arte do amor...


Libra é o primeiro signo que requer do AMOR, da sensibilidade e inteligência de perceber o outro, e a partir disso conseguirmos nos relacionar com harmonia, equilíbrio, beleza, justiça...


Libra é do elemento AR, ele é de natureza mental, por isso o primeiro movimento é entender, se situar, e para isso o convite de observar o outro, o lugar em que se encontra, o clima da situação é uma condição para o libriano se colocar, decidir, agir...


Libra é uma mistura de amor, lucidez, arte, beleza, entendimento, justiça, quiçá por isso as pessoas que tem planetas em Libra tem aquele encanto especial que atrai e conforta.


Parabenizo com gratidão a todos meus amados e amadas do signo de Libra que tanta satisfação e alegrias trazem para minha vida!!!


Ainda consciente da intensidade que vivemos, convido a todos a se ligarem na Primavera e nas especiais vibrações com que o Sol em trânsito pelo signo de Libra abençoa.


Sacode a tristeza

Sacode as preocupações
e te permite florir

te permite curtir as flores que são seus amores e afetos

vira beija-flor e celebra a vida
muito alem de todas as seguranças

Sei que a vida está desafiadora

mas também sei que o tempo passa e que logo todos vamos morrer

celebra a vida
agora
olha para a infinitude do céu
olha para a infinitude do interior

e dá gargalhada dos desafios


a primavera chegou!

Nestes dias, a duração do dia e a noite é a mesma em todos os lugares da Terra


Libra é justiça


A constelação de Libra é a mais recente não tem mais de 4 mil anos, ela foi criada pelos egípcios para acompanhar o nascer da primavera quando o ponto de equinócio começou a transitar pelos primeiros graus da constelação de Áries. Assim no morrer do Sol em Áries, a primavera era anunciada com as tênues estrelas de Libra no horizonte oeste.

Percebamos a sabedoria com que o povo egipcio teve ao escolher um objeto que representa as virtudes e qualidades básicas para o ser humano poder viver em grandes grupos, as cidades nascentes da epoca...

Para vivermos em conjunto precisamos ter um senso apurado de justiça, precisamos conseguir perceber os outros, e administrarmos as diferenças com arte, equilíbrio, harmonia e justiça.

Sem estas qualidades do signo de Libra simplesmente nos mataríamos uns aos outros, como está acontecendo entre alguns irmãos que não conseguem dignificar seu lado libriano.

O símbolo da "balança" representa de uma maneira surpreendente o que precisamos para conseguirmos nos relacionar com o outro, ainda diferente, com harmonia.


A escultura da estatua da justiça de Brasilia


cadê a Balança da Justiça
Observe que a estatua da Justiça que abençoa a frente do prédio do Supremo Tribunal Federal em Brasilia, não tem Balança, e está sentada com as mão ocupadas em segurar uma espada de forma totalmente indefinida, não esta empunhada, parece mais esperando para dar para alguem pegar.

A estatua foi feita em 1961 pelo artista plástico mineiro Alfredo Ceschiatti, em um bloco monolítico de granito de Petrópolis, medindo 3,3 metros de altura e 1,48 metro de largura.

A escultura representa o poder judiciário como uma mulher com os olhos vendados e espada; os olhos vendados representam a imparcialidade da justiça e a espada representa a força, a coragem, o poder que garante a ordem, a lei, a justiça. Porém a escultura não tem a ferramenta fundamental da entidade Justiça, a balança, que é a ferramenta que permite o exercício da Justiça, que permite o exercício justo da lei, que permite o julgamento de uma mesma lei para todos, independentemente de poder econômico, raça, origem.

De repente chegou a hora dessa estatua ficar em pé, pegar sua balança e empunhar a espada, não para sangrar, mas para inflamar a coragem e a determinação de que a Justiça reine e abençoe o povo com sua luz cidadã.
Tomar pose da tua balança

Aproveite a cura do Sol transitando pelo signo de Libra e se pergunte se você está sendo justo nos diferentes setores da tua vida. Cadê a tua balança para poder perceber onde estas sendo injusto, onde o outro está sendo injusto contigo?


Te esforça em acordar teu discernimento libriano, teu talento para perceber o justo, o equilíbrio, a harmonia.

Te pergunta: será que me esforcei o suficiente para entender o que está acontecendo com meu amado, amada? Será que o escutei o suficiente? Será que centrado nas minhas insatisfações e decepções não me abri para entender porque o amado, amada age desse jeito que me desagrada?


O signo de Libra vai além da crítica virginiana, e é um passo antes da intimidade escorpionina... Libra é aquela afinação básica que permite centrado no senso de justiça, conhecer o amado, amada, nos situar na situação e passado do amado, amada e só depois nos colocarmos... não por falta de coragem, vacilação, duvida,


mas porque a primeira intenção do libriano é ser justo, e assim antes de decidir ele precisa sentir, entender o outro!!!


Desejo que a sabedoria e o encanto do signo de Libra abençoe a todos para agraciarem com beleza, harmonia, equilíbrio e entendimento seus relacionamentos.


Faz questão mesmo de conhecer as pessoas com quem convives... ainda que algo em você te fale," eu já sei quem é esse cafajeste", "essa vadia"... respira e te propõe entender, conhecer os motivos pelos quais a pessoa age do jeito que você não gosta... de repente juntos podem mudar... e onde existia problemas, impedimentos pode nascer uma flor, viva a primavera!


Te amo

Hector Othon

a seguir informações sobre o signo de Libra





Quem pode ser considerado do signo de Libra? Como conhecer teu lado libriano?

Todos temos as qualidades do signo de Libra na nossa personalidade. Os signos zodiacais são os "12 canais" através dos quais nos manifestamos neste mundo.


Por isso temos que estudar todos os signos zodiacais e desenvolver suas qualidades, assim seremos mais completos e plenos.


O signo de Libra será destacado na tua personalidade se no teu mapa natal estiver posicionados nele o Sol, a Lua, o Ascendente ou os planetas pessoais Mercúrio, Vênus e Marte. 


Para estudar como o signo de Libra se expressa na tua vida estude:

  • que casa tem sua cúspide nele, as qualidades do signo de Libra se manifestarão nos assuntos desta casa; 
  • Planetas, asteroides, pontos especiais que tenham seu trono (que estejam posicionados) nele. Estes planetas e objetos expressarão sua energia no modo libriano. Uma pessoa com Marte em Libra, tomará decisões tendo em conta a situação das pessoas envolvidas, será justo.., se Marte estiver em Capricórnio, tomará decisões buscando ser prático, eficiente e ao contrário, se Marte estiver em Caranguejo poderá desconhecer o que pedem suas emoções ou fazendo olho gordo das implicações de suas decisões nas suas relações afetivas...
  • situação astrológica de Vênus, regente do signo de Libra. A situação em que se encontre Vênus informa a força com que o signo está no mapa como um todo. Se Vênus se encontrar bem posicionado as qualidades do signo de Libra se expressarão mais facilitadas;
  • situação astrológica dos planetas posicionados em Libra. Este estudo vai dar uma ideia dos enredos e dramas da vida que vão estar coloridos pelo modo virginiano de ser.


Características gerais:
Signo: Libra  
Elemento: Ar  
Planeta regente: Vênus  
Planeta exaltado: Saturno  
Planeta em exílio: Marte  
Planeta em queda: Plutão  
Orixás protetores: Oxum, Xangô, Oxalá 
Apóstolo: João
Signo oposto complementar: Áries   
Signo oposto simbólico: Caranguejo  
Dia da semana: sexta-feira BR%
Números: 7, 16, 25, 34, 43, 52, 61, 70 
Principal Característica: a busca da harmonia e beleza nos relacionamentos  
Qualidade: diplomacia, elegância, simpatia, bom senso  
Defeito: hesitação, necessidade de agradar, dificuldade com conflitos
Dia da semana: Sexta-feira  




Enfoque espiritual

"A ti Libra, dou a missão de servir, para que o homem esteja ciente dos seus deveres para com os outros; para que ele possa aprender a cooperação, assim como a habilidade de refletir o outro lado de suas ações. Hei de te levar onde quer que haja discórdia, e por teus esforços te concederei o Dom do Amor. E Libra voltou ao seu lugar." (Original de Martin Schulman. Karmic Astrology, 1977)

Libra é um signo cardinal e ao igual que Áries quando o Sol entra nele se inaugura a Primavera num hemisfério e no outro o outono.

Em Áries ganhamos o impulso da vida, a ação, a iniciativa no ardor que ascende o elemento fogo. O impulso em Libra é entender, se situar, dialogar, o elemento que abençoa é o Ar, que tem a ver com o plano mental.

Em Áries agimos tendo em conta o que sentimos, pensamos, queremos, em Libra primeiro pensamos, nos situamos, sentimos os envolvidos e depois agimos.

O desafio espiritual em Libra é viver junto com beleza, harmonia e justiça.

Libra introduz em nossas vidas os contratos, os deveres, as obrigações, o senso de moral e justiça indispensáveis para podermos viver em comunidade.



Em libra a pessoa aprende a arte de se relacionar. Para isto ele ganha o dom da escuta, da diplomacia, a sensibilidade para o belo, a harmonia, o equilíbrio e a necessidade visceral de ser justo.

Regente Vênus, exaltação Saturno



O signo de Libra é regido por Vênus.

Vênus é a protetora e mentora do signo de Libra e da casa 7. Ela é a inteligência, sensibilidade, consciência que ilumina nossos relacionamentos com beleza, harmonia, justiça, satisfação, prazer, encanto, alegria.

Vênus é a faculdade da personalidade que nos permite viver a arte, a beleza, o equilíbrio. Vênus nos permite entender as qualidades do signo de Libra e nos dá ferramentas para podermos viver o modo libriano de ser.


Aconselhamento para o libriano

É muito importante o libriano desenvolver seus dons artísticos, e saber que para ele é muito importante a qualidade de tudo o que usa, onde a aparência deve ser muito valorizada.

O libriano deverá respeitar seu gosto e desenvolver seus talentos com generosidade, assim ele se sentirá bem e agraciará a vida dos próximos com seu bom gosto.

É bom o libriano estudar a situação astrológica que Vênus se encontra em seu mapa natal, no mínimo saber o signo onde se encontra (modo que se expressa) e a casa em que se encontra (assuntos da sua vida em que ela estará mais presente).


Saturno exaltado em Libra

O planeta Saturno se encontra em estado exaltado em Libra, quer dizer que ele se dá muito bem com a energia e os desafios de Libra. Na verdade ele é o grande mentor de Libra.

Saturno é a faculdade da personalidade que ativa o senso de responsabilidade, estabilidade, perseverança e a valorização da ordem social e das tradições. Saturno é um grande aliado dos autênticos librianos, porque ele é o melhor assessor quando o que se quer é harmonizar e viver na justiça.

É auspicioso o libriano estudar a situação astrológica de Saturno, especialmente a sua relação com o signo de Libra, o Sol, a Lua, o Ascendente e a própria Vênus.


Enfoque energético

Elemento Ar

Libra é o segundo signo do elemento Ar, associado ao plano mental. Isto propicia ao libriano, inteligência, capacidade de expressão, comunicação e relacionamento. Mas pode dar também um ar de frio e calculista. O libriano privilegia a qualidade e estética do relacionamento, mais que o afeto. O afeto vem em segundo lugar especialmente como troféu da conquista da beleza e harmonia no relacionamento.

O signo de Libra é o portal e substância através do qual é possível comunicar, trocar e se relacionar com outra pessoa, com as pessoas e o ambiente com equilíbrio, justiça e arte.

Em Caranguejo vivem-se os relacionamentos familiares, que não se escolhem. Em Libra se escolhe com quem se vai relacionar.


Cardinal

Libra é de modo Cardinal, o que propicia ao libriano iniciativa, decisão, liderança, e a vontade de ficar belo e disposto para contracenar e realizar sua desafiadora missão com atitudes corajosas.


Segunda dimensão

Libra é da segunda dimensão, o canal mental que permite o relacionamento e a comunicação e troca mental com o outro e o ambiente.

Leão permite a troca de energia, Virgem a percepção de qualidades diferenciadas, detalhes, características físicas, libra o entendimento, e a seguir Escorpião a troca emocional.

A união da qualidade cardinal e a condição de ser canal da segunda dimensão faz o libriano incluir nas suas decisões a opinião do outro. Ele considerará o outro, mas no fim decide segundo pensa. Este é uma particularidade que quando bem entendida permite reavaliar a aparente vacilação e dúvida do libriano, na verdade uma possibilidade mais ampla de se  ver a si mesmo, incluindo como pessoal, os seus relacionamentos. 

É comum associar ao signo de Libra com a indecisão e a dúvida. Na minha opinião, isso é uma interpretação equivocada da necessidade do libriano incluir ao outro nas suas decisões. O libriano tem por missão celestial a construção equilibrada, bela e justa da relação, assim ele por instinto fará questão de ter em conta a opinião e o ponto de vista do outro. Então, não é que o libriano duvide, seja indeciso ou não saiba o que quer, é que ele valoriza a relação, e assim constrói o seu desejo, tendo em conta o desejo do outro. Não é que ele duvide ou seja indeciso, mas que faz questão de saber o que o outro, com quem se relaciona, quer e deseja, para decidir juntos o melhor para ambos e para todos os envolvidos.


O Símbolo

O símbolo do signo de Libra é uma balança estilizada. 

O símbolo é bonito, limpo, atraente. Ele é simétrico se o cortamos ao meio verticalmente.

No seu centro tem um circulo, um útero que é alimentado por duas entradas.


Mitologia da Balança

Ao signo de Libra foram associados vários mitos entre eles um em que o sábio Tirésias tem que decidir quem tem mais prazer entre o homem e a mulher, outro em que Paris tem que decidir quem é a deusa mais linda entre Atenas, Afrodite e Hera, mas eu em particular não sinto relação entre estes mitos e o significado nobre do signo de Libra.

Outros relacionam o mito de Libra com o Mito da constelação de Virgem, onde se coloca que a balança que simboliza Libra, é a balança da deusa Astreia (que simboliza o signo de Virgem) que os deuses fizeram questão da tornar constelação para que os humanos não se esqueçam de viver na justiça, em equilíbrio, harmonia e no culto do belo.

Sem lugar a dúvidas no estágio de desenvolvimento da humanidade da época... o conceito de balança tinha uma força arquetípica que merecia uma homenagem no céu. A complexidade que estavam ganhando as cidades exigiam que rapidamente na luz da balança se estabelecem leis, regulamentos que com justiça e beleza regulassem a vida entre as pessoas, onde reinam diferenças muitas vezes irreconciliáveis.

A balança tem dois pratos em equilíbrio. A posição de cada um deles depende da posição do outro. Quando um dos pratos sobe o outro desce, se um muda de peso, se reflete no outro, assim como na relação, o que acontece com um se reflete no outro.







A constelação de Libra ou Balança

A constelação de Libra possui estrelas de brilho relativamente fraco e é ofuscada pela vizinha Escorpião, da qual fazia parte.

Os estudiosos do zodíaco sideral informam que as primeiras publicações que mencionam a Constelação de Libra foram do Egito e datam do séc. III a.C., A constelação de Libra foi formada pelas garras da Constelação de Escorpião.

A Constelação de Escorpião estendia-se por 60 graus. Já estava definido o ponto zero da constelação de Áries, que na época assinalava a chegada da Primavera. Pressupõe-se que a força de Antares e da figura da cumprida constelação de Escorpião, assim como a falta de estrelas de primeira grandeza (na parte que foi dada a Libra), podem ter retardado a nomeação de uma constelação nesta parte do céu. Mas no meio astronômico da época já se trabalhava com a nova constelação, ainda sem definir um novo nome para ela.

Os Caldeus já tinham criado a nova constelação, pressupõe-se em busca de coerência numérica com o número de 12 ciclos lunares no ano. Eles mantiveram a figura e denominaram a nova constelação de Garras do Escorpião.

Existe a hipótese que o nome de Balança vem do fato de que nesse tempo o Sol passava no outono do Sul para o Norte, tendo o dia e a noite a mesma duração para todos os lados da Terra.

Posição no céu

Libra fica a Leste de Escorpião, diante de suas garras. Entre 0,3°S e 30°S de declinação e 14 h 18 min e 16 h de Ascensão Reta. Abrange uma área de 538 graus². É visível entre as latitudes 90°N e 65°S


Principais estrelas e objetos
Estrela
Nome
Dist
Raio
Mag
Tipo
(Alfa)
Zubenelgenubi
77,2 al
3,8 rs
2,75
Binária
(Beta)
Zubeneschamali
160 al
5,3 rs
2,59
-
(Sigma)
Brachium
293 al
553 rs
3,25
Var. tipo Mira
Também está presente em Libra o aglomerado aberto de décima magnitude NGC 5897, que dista 45.000 anos-luz da Terra. Existem outros objetos, mas de muito baixa luminosidade mesmo para bons instrumentos amadores.


2 comentários:

  1. Amei o artigo. Muito bem escrito! Obrigado amigo e mestre.
    Sou Libriana, amém!

    ResponderExcluir
  2. Adorei Hector. Tenho marte e ascendente em libra. sol em leão. <3 Obrigada.

    ResponderExcluir